sábado, 27 de março de 2010

Aula dia 26/03/2010

Na aula de hoje realizamos uma avaliação sobre alguns tópicos que já haviamos estudado. A avaliação foi sobre a diferença entre inclusão x integração, as leis que amparam a inclusão em escolas regulares e sobre o contexto histórico da educação especial.

Vou aproveitar, então, para esclarecer a diferença entre integração x inclusão:

* "Na situação de integração escolar nem todos os alunos com deficiência cabem nas turmas de ensino regular, pois há uma seleção prévia dos que estão aptos a inserção. [...] Em suma: a escola não muda como um todo, mas os alunos tem de mudar para se adaptar as suas exigências".

* O mote da inclusão, ao contrário, é não deixar ninguém no exterior do ensino regular, desde o começo da vida escolar. [...] Por tudo isso, a inclusão inplica uma mudança na perspectiva educacional, porque não atinge apenas os alunos com deficiência e os que apresentam dificuldades de aprender, mas todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral".


MONTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusao escolar: o que é, por que, como fazer. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006.



"Na escola inclusiva professores e alunos aprendem uma lição que a vida dificilmente ensina: respeitar as diferenças."

Montoan (2005)

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