quarta-feira, 3 de março de 2010

Aula dia 26/02/2010

No dia 26/02/2010 tivemos a nossa primeira aula de Educação Especial, que é lecionada pela professora Beta. Em nosso primeiro encontro realizamos a discussão do plano de ensino da disciplina, cujos principais objetivos são, dentre outros:

* Analisar a trajetória histórica da Educação Especial;
* Conhecer a legislação acerca da Educação Especial;
* Estabelecer paralelo entre diversidade e diferença;
* Caracterizar os Educandos Portadores de Necessidades Educativas Especiais;
* (...)

Em um segundo momento, a professora nos expos os livros que constituem as suas referências. Cito alguns dos mais interessantes:




O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns - Moaci Alves Carneiro
Um livro sobre educação inclusiva, feito para auxiliar os educadores e instituições no trabalho diário com os alunos, no intuito de universalizar a escola e planejar o progresso de inclusão social. Essa obra faz parte da coleção Educação Inclusiva, enfim... Uma leitura básica para uma discussão atual.





Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? - Maria Teresa Égler Mantoan
Formar uma nova geração a partir de um projeto educacional inclusivo é fruto do exercício diário da cooperação e da fraternidade, do reconhecimento e do valor das diferenças, o que não exclui a interação com o universo do conhecimento científico sistematizado. A educação escolar não pode ser pensada nem realizada senão a partir da idéia de uma formação integral do aluno - segundo suas capacidades e talentos - e de um ensino participativo, solidário e acolhedor. De forma didática, a autora define inclusão escolar, discute as razões pelas quais esse tema tem sido proposto, quem são seus beneficiários e conclui debatendo sobre os possíveis caminhos para se concretizar a inclusão em todas as salas de aula de todos os níveis de ensino.



Realizadas as principais apresentações, iniciamos a compreensão histórica da evolução dos Portadores de Deficiências. Observamos que o modo com que os Portadores de Deficiência são tratados varia nos diferentes momentos históricos.

Antiguidade Clássica (4.000 AC até 476 DC) – busca da perfeição: a arte, a ciência, a técnica da retórica. Deficiente – sub-humano (abandono ou eliminação).

Idade Média (476 até 1453) – conhecimento religioso (dicotomia – Deus/Diabo,céu/inferno. Deficiente – acolhidos em conventos (castigo/caridade). Inquisição – eliminação dos hereges ou endemoniados (loucos, adivinhos, deficientes).

Idade Moderna (1453 até 1789) – homem animal racional. Deficiência – patologia/tratamento (modelo médico). Método experimental – leis da natureza. Método científico iniciam-se estudos sobre a tipologia e a classificação.

Idade Contemporânea (de 1789 - era atual) – homem em sociedade. Direitos humanos - Movimento de integração. Deficiente – ser de direito e com possibilidades de aprender.

Idade Contemporânea (de 1980 - era atual) – sujeito de direitos. Direitos humanos - Movimento de inclusão de todos, respeito à diversidade.


Depois de uma pequena discussão acerca do tema exposto, a prof. Beta aplicou a nossa primeira avaliação. Ao mesmo tempo que objetivou nos conhecer, também pretendeu levantar nossos conhecimentos prévios sobre Educação Especial.

Assim encerramos nosso primeiro encontro, com a certeza de que há muito a ser conhecido e estudado neste semestre!

"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" - Maria Teresa Eglér Mantoan


Um comentário:

  1. Parabéns pela qualidade do site. Tenho a plena certeza de que pais, parentes e profissionais que atuam nesta área serão beneficiados por esse registro através de seu Blog. Certamente voce também será uma profissional de sucesso. Prossiga em seu maravilhoso trabalho. Prof Sergio Castro. Universidade Estacio de Sá - RJ.

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