* Em um primeiro momento, conhecemos a história de criação do sistema Braille e o seu inventor...
A significação tátil dos pontos em relevo do invento de Barbier foi a base para a criação do Sistema Braille, aplicável tanto na leitura como na escrita por pessoas cegas e cuja estrutura diverge fundamentalmente do processo que inspirou seu inventor. O Sistema Braille, utilizando seis pontos em relevo dispostos em duas colunas, possibilita a formação de 63 símbolos diferentes, usados em textos literários nos diversos idiomas, como também nas simbologias matemática e científica em geral, na música e, recentemente, na Informática.
A partir da invenção do Sistema Braille, em 1825, seu autor desenvolveu estudos que resultaram, em 1837, na proposta que definiu a estrutura básica do sistema, ainda hoje utilizada mundialmente."
* Já conhecendo seu contexto de criação, passamos a compreender como funciona este tipo de escrita:
O Sistema Braille consta do arranjo de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos. Os seis pontos formam o que se convencionou chamar "cela Braille". Para facilitar sua identificação, os pontos são numerados da seguinte forma:

As diferentes disposições desses seis pontos permitem a formação de 63 combinações, ou símbolos Braille.

* Conhecendo o alfabeto Braille, passamos a conhecer os materiais por eles utilizados para escreverem:
O reglete:

O punção:

A máquina de escrever:

* Abordamos, ainda, algumas orientações gerais ao trabalharmos com cegos:
- Provoque-o a sentir o mundo nomeando objetos, ampliando seu vocabulário;
- Considere suas habilidades e não suas limitações;
- Mostre as dependências da escola situando-o no espaço, comunicando-o sempre que houver mudanças;
- Não deixe portas e janelas entre abertas;
* Finalizando a aula, assistimos ao desenho animado que narra a história de Anne Sullivan, uma professora, que tenta fazer com que Helen Keller, uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam.
Para isto, entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.
Assista a uma parte do vídeo no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=g-0qhVc_hY8
"Com a sua invenção, Luís Braille abriu aos cegos, de par em par, as portas da cultura, arrancando-os à cegueira mental em que viviam e rasgando-lhes horizontes novos na ordem social, moral e espiritual."

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