quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aula dia 30/04/2010

Na aula de hoje continuamos a apresentação do nosso seminário de síndromes...
Inicialmente, a professora Beta cantou conosco algumas músicas, porém, de uma forma diferente... utilizando a LIBRAS! Esta experiência foi muito interessante, pois, podemos ver que realmente é possível transmitir sentimentos e emoções por meio desta linguagem.




Posteriormente, o grupo que ainda não havia apresentado explicou-nos sobre a Síndrome de Prader Willi:

* Síndrome de Prader-Willi: é um distúrbio genético no qual sete genes do cromossomo 15 estão faltando ou não são expressados no cromossomo paterno. Foi descrita pela primeira vez em 1956 por Andrea Prader, Heinrich Willi, Alexis Labhart, Andrew Ziegler e Guido Fanconi.

A incidência da síndrome é entre 1 em 12.000 e 1 em 15.000 nascimentos. A síndrome de Prader-Willi é caracterizada por polifagia, pequena estatura e dificuldades de aprendizado.

Atualmente, a síndrome é diagnosticada através de exames genéticos, que são recomendados para recém-nascidos que apresentem hipotonia. Diagnósticos precoces da síndrome permitem intervenção adiantada, assim como prescrição de hormônio de crescimento. Injeções de hormônio de crescimento recombinante são indicadas para crianças com a síndrome. O hormônio auxilia o crescimento linear e aumenta a massa muscular, podendo também diminuir a preocupação da criança com alimentos e, conseqüentemente, o ganho de peso.

Quadro clínico: retardo mental; hipotonia grave (flacidez); dificudade de deglutição (dificudades para engolir); obesidade; hipogonadismo (defeito no sistema reprodutor).

Finalizando nosso encontro do dia, assistimos a um vídeo sobre o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), esclarecendo alguns pontos a respeito da inclusão de surdos, sua relação com a sociedade e a verdadeira forma como podem interagir na sociedade, normalmente.


"O INES atende em torno de 600 alunos, da Educação Infantil até o Ensino Médio. A arte e o esporte completam o atendimento diferenciado do INES aos seus alunos. O ensino profissionalizante e os estágios remunerados ajudam a inserir o surdo no mercado de trabalho. O Instituto também apóia o ensino e a pesquisa de novas metodologias para serem aplicadas no ensino da pessoa surda e ainda atende a comunidade e os alunos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social."


Encontre mais sobre o INES no site abaixo:

http://www.ines.gov.br/


"Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças" (Mantoan)



Epitáfio
Titãs
Composição: Sérgio Britto
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe alegria
E a dor que traz no coração...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...

Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...(2x)

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...

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