quarta-feira, 2 de junho de 2010

Aula dia 28/05/2010

Na aula de hoje, terminamos de realizar as apresentações sobre os livros ligados a educação especial. Os livros apresentados relataram a importância de se almejar uma escola inclusiva, respeitando as diferenças e especificidades de cada aluno.
Desta forma, o professor deve planejar as suas aulas e as suas atividades de acordo com os alunos que tem em sala de aula, e não planejar com alunos ideais.
Além disso, o professor é um importante agente para que a educação inclusiva se efetive, pois, o primeiro passo para inserção do aluno no ambiente escolar e a transformação do que se tem posto no sistema de educação parte do docente.
Após uma breve discussão conclusiva sobre o seminário, realizamos, em dupla, um questionário sobre a educação inclusiva, com o objetivo de verificar o quanto já sabemos sobre o assunto.
O questionário se encontra nesta revista Nova Escola:


Com este questionário, podemos ver que a educação inclusiva requer muito conhecimento por parte do professor, para que se conscientize sobre a importância da mesma. Mas, além de conhecimentos teóricos, é importante que o professor esteja preparado para colocar estes conhecimentos em prática, construindo uma realidade mais justa.


"A escola tem que ser o reflexo da vida do lado de fora. O grande ganho, para todos, é viver a experiência da diferença. Se os estudantes não passam por isso na infância, mais tarde terão muita dificuldade de vencer os preconceitos. A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade. Você não pode ter um lugar no mundo sem considerar o do outro, valorizando o que ele é e o que ele pode ser. Além disso, para nós, professores, o maior ganho está em garantir a todos o direito à educação."
Maria Teresa Égler Mantoan


Nenhum comentário:

Postar um comentário