sábado, 17 de abril de 2010

Aula dia 27/03/2010

O Óleo de Lorenzo


O filme “O óleo de Lorenzo” conta uma história verídica, que afeta meninos do mundo todo, e que aconteceu aproximadamente em 1984.
A família Odone vivia tranquilamente. Era composta pelo pai, Augusto Odone, pela mãe, Michaela Odone, e pelo filho do casal, o pequeno Lorenzo.
Tudo corria bem: o pai era bem sucedido no trabalho, a mãe uma ótima dona de casa, e Lorenzo adorado por todos, pois era um menino querido e inteligente.
Porém, quando Lorenzo estava com seis anos (aproximadamente), alguns sintomas estranhos passam a afetá-lo. Seu comportamento na escola muda e a mãe nota que há algo de errado. Apresenta sintomas como problemas de percepção, perda da memória, da visão, da audição, da fala e deficiência de movimentos.
Então, Lorenzo é enviado para fazer uma bateria de exames, a fim de detectarem o que havia de errado. Foi diagnosticado como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos.
Inconformados com a situação decadente do filho, os pais começam a pesquisar e estudar para se aprofundarem sobre a doença do filho, pois não aceitam vê-lo cada vez pior.
Após organizarem conferências, conversarem com vários médicos, participarem de grupos de apoio aos portadores de ALD, os pais de Lorenzo finalmente descobrem um óleo que deve ser acrescentado na dieta do filho, no auxilio a prevenção do avanço da doença.
Apesar de não ser possível reverter danos já consolidados no menino, o uso contínuo do óleo previne que novos sintomas evoluam, melhorando o quadro geral dos portadores de ALD, ou Síndrome de Lorenzo. Lorenzo morreu aos 30 anos.



Assistindo ao filme, que comove inúmeras pessoas a décadas, é possível perceber o quanto a vida de familiares e dos portadores de síndromes e deficiências, de ordem física e mental, é difícil.
Além de faltarem estudos e apoio a estas pessoas, ainda é preciso conviver com o preconceito de inúmeras pessoas, que, por falta de informações, passam a excluir os diferentes da sociedade.
Isto fica evidente no filme, pois, ainda no início do seu diagnóstico, Lorenzo já é convidado e se retirar da escola regular e é indicado a frequentar uma escola especial, deixando claro que, infelizmente, o sistema de educação não está preparado para lidar com as diferenças.
O exemplo de busca, insistência e perseverança dos pais de Lorenzo são um incentivo aos que também sofrem com filhos e parentes portadores de necessidades especiais. Mas, acima de tudo, a história mostra que é preciso lutar pelos direitos e apoio a estas pessoas, pois, com certeza, a sociedade não é um privilegio de alguns, mas um direito de todos.


Ficha técnica

Titulo original: Lorenzo's Oil
Lançamento: 1992 (EUA)
Direção: George Miller
Atores: Susan Sarandon , Nick Nolte , Peter Ustinov , Kathleen Wilhoite , Gerry Bamman.
Duração: 135 min


2 comentários:

  1. Eu já estava grávida de 7 meses ,quando vi este filme, e já tinha o nome de meu filho, e depois que assisti tive mais certeza ainda:"Lorenzo". Ele já está com 13 anos é forte, carinhoso, e muito educado.

    ResponderExcluir